Otorrino Infantil para Crianças e Adolescentes
Muitos problemas otorrinalaringológicos têm seu início logo cedo, na infância, e se não forem tratados adequadamente, podem trazer consequências para a vida toda. Uma avaliação especializada e individualizada para a faixa etária deve levar em consideração que a criança é um ser em desenvolvimento e não um “mini-adulto”. Como

otorrino infantil

, divido as doenças otorrinolaringológicas mais comuns da infância entre agudas e crônicas.

Entre as doenças agudas estão as famosas e temidas, otites, faringites e sinusites. Essas doenças, apesar de comuns para um

otorrino pediatra

, podem ter repercussões no desenvolvimento da criança. Uma otite de repetição, por exemplo, pode gerar atraso no desenvolvimento da fala ou até mesmo dificuldades na alfabetização.

Já entre as doenças crônicas figuram as hipertrofias de amígdalas e adenoides, popularmente conhecidas como “carne esponjosa”. Vou listar com mais detalhes estas condições.

⦾ Infecções do Ouvido: otite média aguda e crônica, infecções do ouvido externo, e complicações de infecções do ouvido.

⦾ Problemas de Audição: avaliação e manejo de perda auditiva, incluindo perda auditiva condutiva, neurossensorial ou mista. Avaliações incluem a audiometria e testes relacionados.

⦾ Distúrbios das Adenoides e Amígdalas: hipertrofia adenoide, amigdalite crônica ou recorrente, e indicações para adenoidectomia ou amigdalectomia.

⦾ Distúrbios do Nariz e Seios Paranasais: rinite alérgica, sinusite crônica, obstrução nasal devido a desvios septais ou hipertrofia de conchas nasais.

⦾ Problemas Respiratórios e do Sono: ronco, apneia obstrutiva do sono, distúrbios respiratórios do sono.

⦾ Distúrbios da Fala e da Deglutição: problemas de fala devido a questões anatômicas ou funcionais, disfagia (dificuldade para engolir).

⦾ Anomalias Congênitas e Desenvolvimentais: fenda palatina, atresia coanal, deformidades auriculares, e outras anormalidades congênitas.

⦾ Trauma e Lesões: lesões na cabeça e no pescoço, corpos estranhos no ouvido, nariz e garganta.

⦾ Distúrbios da Laringe: laringite, rouquidão, nódulos vocais, paralisia das cordas vocais.

⦾ Manejo de Doenças Infecciosas Crônicas: infecções recorrentes de ouvido, nariz e garganta, como otite média serosa ou sinusite crônica.

Quando se trata de atender crianças e adolescentes, é necessária atenção especial às expectativas e medos dos pais. Uma consulta calma e tranquila, num ambiente preparado para receber as crianças e acolher a família como um todo é um diferencial para

otorrino para crianças

.

Desde minha formação acadêmica, me preocupa em estudar e tratar as particularidades dos problemas de ouvido, nariz e garganta nas crianças: fui membro acadêmico das Ligas de Puericultura e Pediatria Comunitária do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, membro acadêmico e médica discutidora da Liga de Combate e Prevenção à Surdez do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP e integro o corpo clínico do Hospital Infantil Sabará, onde atendo pacientes com quadros de urgência otorrinolaringológica no Pronto Socorro e nas suas unidades de internação.

Além das atividades assistenciais, como otorrino infantil, me mantenho em constante atualização e conclui também o Curso Extensivo de Foniatria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, com foco em diagnóstico e seguimento de distúrbios da comunicação, como por exemplo atraso de fala e distúrbio específico de linguagem.

A abordagem do otorrinolaringologista pediátrico é frequentemente multidisciplinar, envolvendo colaboração com pediatras, fonoaudiólogos, e outros profissionais de saúde. Agende consulta em São Paulo.