otite de repetição em criança
é uma doença da orelha média. A principal causa de otite de repetição é o resfriado. E por que? Bom, quando a pessoa está resfriada e com bastante catarro no nariz, esse catarro pode ir para o ouvido pela tuba auditiva. Algumas crianças tem um funcionamento ruim de abertura e fechamento dessa tuba. Outras crianças produzem mais catarro e toda criança tem a tuba auditiva num formato um pouco diferente da do adulto.Não é de se espantar, portanto, que o principal pico de incidência dessa doença seja entre 6 e 11 meses de idade.
Otite de repetição em bebê
geralmente apresenta febre, irritação e diminuição da aceitação dos alimentos e das mamadas.Isso ocorre porque a tuba auditiva da criança é mais horizontal. Essa passagem do catarro acontece com mais facilidade. O catarro faz uma pressão na orelha média, empurrando o tímpano para fora, causando distensão, dor e febre. Então, a principal causa da otite é o resfriado e a principal causa da otite de repetição é o resfriado de repetição.
Por isso, o aleitamento materno é tão importante. Ele fornece anticorpos para a criança se proteger desses vírus dos resfriados comuns.
Causas da otite de repetição Os principais fatores de risco para desenvolvimento de otites médias, além da faixa etária, são os resfriados, frequência a creches e escolas, exposição à fumaça de cigarro e uso inadequado de mamadeiras.
Crianças que apresentam 3 ou mais episódios de otite média em 6 meses ou 4 ou mais episódios no período de 1 ano precisam de investigação e tratamento especializado.

As otites recorrentes em bebês ou crianças levam a períodos de flutuação de audição, o que é motivo de grande preocupação como
especialista em Otite de repetição
.A criança que não escuta bem põe em risco o desenvolvimento das vias cerebrais responsáveis pela comunicação e pela linguagem.
Além disso, é importante avaliar essas crianças também nos períodos em que não estão clinicamente doentes: é frequente permanecer catarro na orelha média mesmo sem sinais clínicos de otite, condição conhecida como otite média com efusão.
Essas otites “silenciosas” podem repercutir tanto na aquisição e desenvolvimento da fala quanto no período da alfabetização, resultando em sofrimento para a criança e para a família.
Tratamentos Meu filho tem otite de repetição, como tratar? Como eu previno?
Temos que diminuir a quantidade de resfriados, mas nem sempre está no nosso controle.
Quando a criança tem 3 otites em seis meses ou 4 otites no período de um ano, essa criança passa a ser candidata a um tratamento cirúrgico da otite de repetição.
O tratamento não vai evitar que a criança tenha otite na maioria dos casos. Ele vai evitar as consequências da otite, que são o uso de antibióticos e a perda auditiva.
Eu sempre falo que não tem como escutar normal se tenho catarro no ouvido. Então, toda vez que a criança tem otite, ela está escutando pior. Por quê? Porque o tímpano não tá vibrando o tanto que ele deveria por conta do catarro.
Então o que fazer? Colocamos um dreno no ouvido, chamado também de tubo de ventilação ou carretel. Fazemos um furo no tímpano para encaixar o tubinho e o catarro sair.
Mas como em nenhum tipo de cirurgia, eu consigo garantir que a criança não vai ficar mais resfriada, eu deixo esse dreno para no próximo resfriado que a criança tenha e vá catarro para o ouvido, esse catarro não fique preso. Assim, consigo tratar com o antibiótico tópico de pingar, sem precisar ficar tomando antibiótico por via oral.
E a perda auditiva? Ela não acontece porque o catarro drena e já melhora rapidinho.
Com experiência no diagnóstico e tratamento de Otite de Repetição em criança, sou formada e especializada pela Universidade de São Paulo e faço parte do corpo clínico do Hospital Infantil Sabará, renomada instituição de atendimento pediátrico na zona oeste de São Paulo.