faringite em criança
é uma inflamação aguda dos tecidos da faringe. Pode ou não estar presente dentro de um contexto de uma amigdalite e também em um quadro viral, como um resfriado.A dor de garganta é uma queixa muito frequente na faixa etária pediátrica. Mas como saber se é um caso para se preocupar ou não? A faringite em criança, é uma das possíveis causas de dor de garganta, acometendo o tubo que se estende desde a parte posterior do nariz até o início do esôfago e laringe, podendo ser de origem infecciosa ou apenas inflamatória.
Como regra, a maioria dos casos de
faringite infantil
é de origem viral. De uma maneira geral, como especialista em faringite, ressalto que na faringite infecciosa, existe a presença da febre e da queda no estado geral -a criança fica mais desanimada, com menos apetite e interesse por brincadeiras, por exemplo.A faringite causa dor para engolir e faz com que a criança recuse determinados tipos de alimentos, fique mais inquieta ou até mesmo apresente um pouco de rouquidão. Nesta faixa etária, a faringite geralmente é resultado de uma infecção por vírus e pode estar acompanhada de outros sintomas como tosse e coriza (saída de secreção pelo nariz).
Qual a duração da Faringite? A faringite em crianças geralmente se resolve em poucos dias, de 3 a 5 dias, no máximo. Caso seja prolongada é importante uma avaliação clínica do otorrinolaringologista. Sou membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e especializada em atendimento infantil.
Os fatores que desencadeiam a faringite em crianças, de origem infecciosa, depende da presença de microorganismos que são transmitidos pelo contato com pessoas doentes (sintomáticas ou assintomáticas). Não há comprovação científica que andar descalço ou tomar sorvete, por exemplo, cause a faringite de uma forma direta em uma criança saudável.
Tratamentos As faringites virais são doenças autolimitadas em sua maioria, e o tratamento baseia-se no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações. A maior parte dos casos de faringite em crianças é de origem infecciosa e viral. Dessa forma, o tratamento terá como principal objetivo o alívio dos sintomas: medicamentos para dor e febre, aumentar a ingesta de líquidos e observar a evolução.
Quando da faringite recorrente em crianças, ela traz muitos incômodos e prejudica a qualidade de vida. Essa condição pode, inclusive, ser responsável por afastá-la das atividades escolares.
Faringite em criança que seja crônica ou recorrente geralmente provém de outras doenças otorrinolaringológicas ou sistêmicas.
Explico aos pais dos meus pequenos pacientes que as faringites recorrentes podem estar associados a questões locais, como uma obstrução nasal crônica levando a criança a respirar pela boca e perdendo a barreira de proteção do nariz ou doenças sistêmicas da imunidade.
Se suspeita de um caso de