especialista língua presa
, indico que quando o freio é muito próximo da ponta da língua, esta pode adquirir um aspecto bifurcado ou de coração.Já em outros casos, quando o freio se localiza mais para trás, a língua pode parecer normal, apesar do freio estar encurtado. A Anquiloglossia é uma condição congênita, ou seja, a criança já nasce com ela, e resulta na sensação de que a ponta da língua está “presa” ao assoalho da boca.
Na maior parte das vezes, a língua presa não traz grandes complicações. Contudo, em algumas situações, é necessária a
cirurgia língua presa São Paulo
para corrigir essa condição. Como otorrinolaringologista, meu papel é avaliar cada caso e orientar o melhor tratamento, sempre pensando no bem-estar e no desenvolvimento saudável da fala dos meus pequenos pacientes.Este problema pode impactar diversas áreas, desde a amamentação e alimentação adequada, passando por questões respiratórias, até o desenvolvimento saudável da fala, dos maxilares e dentes.
Quando se fala em dificuldades articulatórias, estas geralmente surgem na infância e, se não tratadas, podem persistir na vida adulta. A língua presa pode restringir movimentos mais amplos e complexos da boca, influenciando a correta pronúncia de determinados fonemas.
Quanto à alimentação, a língua presa pode interferir principalmente durante o período de amamentação. Dificuldade do bebê em sugar, resultando em desmame precoce e perda de peso, são algumas das possíveis consequências. A mastigação e deglutição também podem ser ineficientes.
Por fim, não podemos esquecer das implicações sociais e psicológicas. Problemas para lamber os lábios ou um sorvete, dificuldades ao beijar, além de bullying devido a distúrbios na fala, podem levar a problemas de socialização, desconforto, tristeza e até depressão na infância. Por tudo isso, é tão importante procurar o
médico para língua presa São Paulo
e considerar as opções de tratamento, inclusive a Anquiloglossia São Paulo, se indicada.Frenotomia – Cirurgia Língua Presa no Consultório Um dos procedimentos é a
Frenotomia Lingual São Paulo
, uma cirurgia rápida que pode proporcionar melhor qualidade de vida para bebês recém-nascidos ou muito pequenos, ajudando-os a ter uma alimentação adequada e a se desenvolverem de forma saudável.Este procedimento, que pode ser realizado em meu consultório, é geralmente indicado quando o freio da língua é curto, limitando a sua mobilidade e prejudicando o aleitamento materno. A cirurgia consiste em tracionar a língua e fazer uma pequena incisão no freio. Em bebês pequenos, não é necessária qualquer sedação, já que o processo é rápido e causa desconforto transitório.
A Frenotomia apresenta resultados imediatos. Ao final do procedimento, costumo colocar o bebê para mamar e muitas mães já percebem uma melhora significativa na amamentação. Os benefícios aparecem tanto para a mãe, que sente menos dor, quanto para o bebê, que consegue mamar com mais eficiência.
Não costumo utilizar anestesia local, como as usadas por dentistas, pois seria necessário fazer uma infiltração com agulha, o que aumenta o desconforto do procedimento sem oferecer um benefício claro. A Frenotomia Lingual São Paulo é uma intervenção segura e eficaz que pode trazer grandes melhorias para a vida da criança e de sua família.
Como especialista língua presa, quero esclarecer as opções de procedimento para a Frenotomia Lingual e desmistificar algumas dúvidas comuns que os pais costumam ter.
Temos duas opções principais para a realização da Frenotomia. A primeira é executar o procedimento com o uso de uma tesoura comum e um retrator, que é utilizado para levantar a língua. A segunda opção é a utilização de um cautério elétrico, que é particularmente útil quando o freio lingual é um pouco mais espesso. Este é um dispositivo semelhante a uma caneta, que esquenta uma ponta descartável, realizando o corte instantaneamente.
Muitos pais questionam se o bebê sentirá dor durante o procedimento. Embora seja difícil quantificar a dor de um recém-nascido, minha experiência como médica e mãe me leva a crer que o desconforto é menor do que o causado por uma vacina, por exemplo, algo que também é essencial para a saúde da criança.
Quanto aos riscos, eles são mínimos. Há a possibilidade de um pequeno sangramento, mas para freios maiores e mais espessos, o procedimento não é realizado em consultório. Em minha experiência, o maior risco é a eventual necessidade de um segundo corte. Se houver dúvida entre cortar mais ou menos, sempre opto pela segunda alternativa, para garantir a segurança do bebê.
Vale lembrar que a Frenotomia também pode ser realizada em centro cirúrgico, especialmente para crianças maiores ou adultos, que não tiveram o problema corrigido na infância, ou para freios linguais mais robustos. Em qualquer caso, o objetivo é sempre garantir a melhor qualidade de vida e desenvolvimento para o paciente da especialista língua presa.