Otite em criança
é o nome que se dá para a inflamação da orelha nos pequenos, independentemente da causa ou da localização da doença (externa, média ou interna). A maioria das dores de ouvido é causada por inflamação na orelha, mas nem todas.Nos casos em que bebê e a criança são acometidos, o mais comum é a otite média. Apesar de terem sintomas bem parecidos (dor de ouvido, sensação de ouvido abafado ou piora da audição), elas são doenças bem diferentes.
Para entendermos melhor, veja a ilustração dos três tipos de otite em criança:
A otite externa é uma infecção da pele do canal auditivo externo, ou seja, do tímpano para fora, enquanto a otite média é uma doença que acomete o tímpano, cavidade timpânica e, muitas vezes, está associada a quadros de resfriados ou obstrução nasal crônica nas crianças.
Causas Como
médico para tratar otite São Paulo
, as causas mais comuns de otite que vivencio, especialmente na otite média, incluem:1. Infecções virais: resfriados, gripes e outras infecções virais respiratórias são frequentemente os precursores da otite média, pois podem causar inflamação e acúmulo de fluidos no ouvido médio.
2. Infecções bacterianas: após uma infecção viral, bactérias podem infectar o fluido acumulado no ouvido médio, levando à otite média aguda.
3. Disfunção da tuba auditiva: em crianças, a tuba auditiva é mais curta e horizontal em comparação com os adultos, o que facilita a migração de germes do nariz e garganta para o ouvido. Essa característica anatômica também pode dificultar a drenagem adequada do fluido do ouvido médio.
4. Alergias: reações alérgicas que afetam o nariz e a garganta podem contribuir para o inchaço e obstrução da tuba auditiva, levando ao acúmulo de fluido e à otite.
5. Exposição à Fumaça do Tabaco: crianças expostas à fumaça do tabaco têm maior risco de desenvolver otite média, possivelmente devido à irritação e inflamação que a fumaça provoca nas vias respiratórias.
Crianças em idade escolar estão mais expostas a germes e têm maior probabilidade de desenvolver infecções respiratórias e, consequentemente, otites. Climas frios e úmidos, bem como a poluição do ar, podem aumentar o risco de infecções respiratórias e, por extensão, de otite média.
Como diferenciar uma otite da outra? Precisa examinar, não tem jeito. E é nessas horas que como
especialista em otite infantil
, conduzo um exame detalhado e atento (otoscopia) para diferenciar um quadro do outro.O exame que identifica a otite em bebê e criança pode ser realizado convencionalmente com otoscópio, mas também é possível fazer essa avaliação por meio de endoscopia rígida com gravação do exame, caso essa tecnologia estiver disponível.
Tratamentos Otite sempre precisa de antibiótico? Não, nem sempre. Já que existem critérios bem claros para a indicação de antibioticoterapia nos casos de otite.
De uma maneira geral, a otite externa pode ser tratada com antibiótico local em gotas, enquanto a otite média pode ser tratada com ou sem antibióticos, dependendo da gravidade da doença, da idade da criança e da disponibilidade de reavaliação rápida pelo médico que acompanha o caso.
A possibilidade de reavaliação é um fator essencial para o sucesso do tratamento da otite média em crianças sem a necessidade de antibioticoterapia.
A identificação e o tratamento adequados das otites em crianças são essenciais para evitar complicações, como a perda auditiva em crianças temporária ou permanente, e para garantir o desenvolvimento saudável da audição e da linguagem. Em casos de otite média recorrente ou crônica, pode ser necessário um tratamento mais especializado e até intervenções cirúrgicas, como a inserção de tubos de ventilação no ouvido.