Cirurgia da Concha Nasal
?Como especialista em cirurgia da Concha Nasal e otorrino particular, preparei um vídeo sobre o aumento da concha nasal inferior, suas causas e como isso atrapalha a respiração. Acompanhe abaixo.
A concha nasal inferior está bem na porta de entrada da narina e muitas vezes ela aumenta de tamanho, por conta de quadros de rinite ou de inflamações crônicas. A concha nasal inferior é composta pela parte óssea e um tecido esponjoso, que reage naturalmente, inchando e desinchando. Este aumento da concha nasal inferior é uma causa importante de obstrução nasal, do nariz entupido.
Em algumas pessoas, a concha nasal incha, a ponto de atrapalhar a passagem do ar. Nesses casos de hipertrofia da concha nasal inferior, posso indicar a cirurgia chamada de
Turbinectomia São Paulo
.Um dos procedimentos propostos para melhorar a respiração, uma vez que a pessoa já tentou vários tratamentos clínicos e não teve melhora, é justamente realizar a diminuição dessa concha. Mas como funciona a cirurgia da Concha Nasal?
Faz-se com anestesia geral, no centro cirúrgico, para redução volumétrica da concha nasal inferior. O procedimento pode ser feito com uma tesoura e queima-se os vasos que podem sangrar ou pode ser feito com um debridador, que faz um descolamento. A primeira opção é chamada de Turbinectomia e a segunda é a Turbinoplastia.
Na
Turbinoplastia São Paulo
, faço um corte na mucosa e com o debridador vou raspando toda a parte do osso e tecido esponjoso. Posso também fazer uma redução volumétrica com um aparelho como o laser ou radiofrequência.Pós operatório Logo após a cirurgia, você sentirá uma grande melhora da respiração. Após seis a oito horas da cirurgia, o nariz volta a entupir. Fica bem entupido e dependendo do tipo do procedimento que foi feito (turbinectomia ou turbinoplastia), você terá mais ou menos crostas no pós operatório, precisando caprichar muito na lavagem nasal com soro.
Eu sugire evitar situações que aumentem a temperatura corpórea. Por isso, prefira alimentos frios, banhos mornos e não se expor ao sol nos primeiros dias. O objetivo é diminuir a chegada de sangue no nariz. Não se esqueça de fazer compressas geladas e lavar várias vezes com soro. A expectativa é que a concha nasal cicatrize de 7 a 14 dias. Isto trará uma melhora considerável da sua respiração.