cirurgia da adenoide em criança
, mas sabia que ela é muito comum? A adenoide é uma das estruturas que compõem o que chamamos de tecido linfoide da faringe, o anel linfático de Waldeyer. Ela é formada por células de defesa, que têm como função principal detectar microorganismos e apresentá-los para as células que farão a defesa específica para cada tipo de “ameaça”.Funciona mais ou menos assim: na adenoide (e em outras estruturas também), as células de defesa servem para avisar outras células de defesa se o que temos ali são vírus, bactérias e qual o tipo deles, e então as células específicas são recrutadas para uma defesa mais “profissional”.
Na primeira infância, a adenoide aumenta bastante de tamanho – essa é a programação normal desse tipo de tecido. De uma maneira geral, não nos importamos com o tamanho absoluto da adenoide, justamente por conta disso. Numa criança sem qualquer problema respiratório, que durma bem, não tenha otites nem sinusites, ou seja, numa criança clinicamente saudável, o tamanho da adenoide não precisa ser nem discutido.
Quando é indicada a cirurgia? Em algumas crianças, o crescimento da adenoide é desproporcional ao crescimento das demais estruturas da cabeça – e isso pode ser um problema, pois dificulta a passagem do ar pelo nariz ocasionando respiração oral e até mesmo distúrbios do sono.
Outro problema que pode ter sua origem na adenoide é a formação do que foi convencionado chamar de Biofilme. Este biofilme na adenoide é como a placa bacteriana dos dentes. Em algumas crianças, por conta de infecções repetidas, as bactérias formam uma capa por cima da adenoide – impedindo tanto que a adenoide exerça sua função adequadamente quanto que o tratamento para as infecções seja efetivo. Essas duas situações são as que mais frequentemente levam as famílias a procurarem um otorrino infantil para discutir sobre a
cirurgia da adenoide infantil
.O objetivo do procedimento é a remoção do tecido adenoideano para que haja melhora do fluxo de ar na rinofaringe e desobstrução das tubas auditivas quando for o caso.
Conhecida como
Adenoidectomia São Paulo
, a cirurgia da adenoide em criança é um dos procedimentos mais comuns na faixa etária pediátrica (combinada ou não com a amigdalectomia). A cirurgia adenoide infantil requer anestesia geral para sua realização, mas é um procedimento muito simples.Como é a cirurgia? Como acessamos essa estrutura da adenoide para realizar a cirurgia de raspagem da adenoide?
A remoção da adenoide é feita por raspagem, que pode ser realizada de três formas. A primeira é com o uso da cureta, um método tradicional que aprendi há muitos anos e que ainda é utilizado em alguns casos. Além dela, temos duas tecnologias mais modernas, que fazem parte da nossa prática clínica diária.
A primeira delas é o microdebridador, um aparelho semelhante a um aspirador cirúrgico — parecido com o aspirador usado por dentistas. Na ponta, em vez de haver apenas um orifício de aspiração, há um motor com pequenas lâminas rotatórias. Esses “dentinhos” vão cortando o tecido enquanto o aparelho aspira simultaneamente, permitindo uma raspagem eficiente e segura.

Independente do método — seja cureta, microdebridador ou a terceira opção, que explico a seguir — sempre respeitamos o limite anatômico da adenoide, pois logo atrás dela está a coluna cervical. Por isso, a raspagem é feita com muito cuidado, até um ponto seguro.
A terceira opção é a radiofrequência, também conhecida como ablação por plasma. Nesse procedimento, o aparelho aquece o tecido, como um cautério, e injeta soro fisiológico ao mesmo tempo. Isso provoca uma vaporização controlada da adenoide, promovendo a sua redução. Na prática, todos esses métodos têm como objetivo diminuir o volume da adenoide e aliviar os sintomas respiratórios.
Como essa estrutura está no fundo do nariz, o acesso pode ser desafiador. No caso da cureta, por exemplo, a cirurgia costuma ser feita às cegas. O paciente é anestesiado, e o cirurgião apalpa a região com o dedo, realiza a raspagem, apalpa novamente para verificar a redução e, se tudo estiver dentro do esperado, encerra o procedimento.
Essa técnica, no entanto, eu não utilizo há bastante tempo. Hoje, prefiro fazer a cirurgia com o apoio de uma câmera endoscópica, que insiro pelo nariz. A raspagem é feita com o microdebridador ou com a radiofrequência, inseridos pela boca — sempre sob visão direta. Alguns cirurgiões optam por passar a câmera pela boca, o que também é possível, mas minha preferência é o acesso nasal, que permite melhor visualização da adenoide, especialmente da porção superior. Essa parte da adenoide, quando não é completamente removida, pode entupir novamente o nariz com facilidade.
Na sala de cirurgia, a primeira coisa a se fazer é colocar uma máscara com um anestésico inalatório na criança. Esse anestésico é o primeiro passo da anestesia e faz com que o procedimento fique mais confortável. Na inalação, algumas crianças já dormem. Nesse momento, retira-se o responsável da sala e iniciam-se os procedimentos de anestesia, como por exemplo, “pegar” uma veia, fazer a monitorização e tudo que envolve o procedimento. Uma vez que foi anestesiada, inicia-se a remoção da adenoide.
Terminada a cirurgia de adenoide, retira-se tudo enquanto a criança vai acordando da anestesia e segue para sala de recuperação pós anestésica. Nessa sala, o responsável pode ficar junto novamente. Depois que a criança já está mais acordada, já conseguiu tomar um suco ou água, segue para o quarto.
Rápida, se bem indicada, a
cirurgia retirada carne esponjosa São Paulo
traz uma melhora significativa na qualidade de vida da criança.Pós-operatório A região operada tem pouca sensibilidade à dor, então a cirurgia normalmente não provoca desconforto significativo no pós-operatório. O principal risco é o sangramento, mas, mesmo nisso, as tecnologias modernas oferecem vantagens. Quando realizamos o procedimento com auxílio de vídeo, mesmo utilizando o microdebridador (que não cauteriza ao mesmo tempo), podemos entrar com um cautério ao final da cirurgia para controlar qualquer ponto de sangramento. Isso reduz bastante o risco de sangramentos visíveis pelo nariz ou pela boca após a cirurgia — algo que, com essa abordagem, se torna raro.
Ocorrendo dentro do programado, a criança tem alta no mesmo dia. Recomenda-se geralmente uma semana de afastamento de atividades com maior esforço físico, para evitar sangramentos. Recomenda-se também alimentação mais fria e não se expor ao calor.
Qual é a frase que eu mais escuto no pós operatório de cirurgia de adenoide? “Se eu soubesse que seria assim, eu teria operado antes”. Então é óbvio, quando vamos decidir operar um filho é sempre uma decisão muito difícil. Tem famílias que tem menos dificuldade. Tem famílias que esse processo de decisão é muito complicado.
O que pode acontecer também no pós da cirurgia de adenoide é o nariz ficar um pouco obstruído e com secreção. A criança pode ficar com mau hálito mas, no geral, a maior dificuldade dos pais é que a criança está ótima e não está liberada para as atividades.
Tenho um vídeo no canal do YouTube, falando sobre as coisas que podem dar errado na cirurgia. Mas, de uma maneira geral, o pós operatório da cirurgia de adenoide em criança costuma ser muito tranquila e fácil de levar essa semana que pedimos de repouso. A frase que eu mais escuto é “se eu soubesse que ia ser tão tranquilo, eu tinha operado antes.”
Agende consulta com a especialista em cirurgia de adenoide em crianças e receba um tratamento humano, acolhedor e altamente competente.