hipertrofia de adenoide em crianças
? A adenoide é um órgão do sistema linfoide – pertencente ao sistema imunológico – que ocupa uma região conhecida por rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do popularmente conhecido “céu da boca”.A adenoide cresce em crianças com idade a partir de 1 ano e, em torno dos seus 6 anos de idade, ocorre uma diminuição natural. Mas em algumas crianças, há um aumento tão desproporcional da adenoide em relação ao tamanho da rinofaringe, que isso acaba levando a um quadro de obstrução nasal crônica, que veja constantemente no consultório como
especialista em Hipertrofia Adenoide em Crianças
.Vale ressaltar que a adenoide não é visível quando a criança abre a boca.
Sintomas Como
especialista em adenoide
, preparei eeste vídeo sobre os sintomas nas crianças e possíveis tratamentos para a hipertrofia da adenoide.Os principais indícios que podem ser percebidos pelos pais e cuidadores na hipertrofia de adenoide em crianças são roncos, respiração oral e sono agitado. Além disso, crianças com hipertrofia de adenoide podem apresentar, com mais frequência, catarro pelo nariz, tosse e até mesmo otites.
A respiração oral crônica durante a infância, além de ser bastante incômoda, leva a consequências a longo prazo. As principais consequências são:
• Alteração do crescimento craniofacial;
• Comprometimento do desenvolvimento das cavidades nasais e paranasais (seios da face);
• Elevação do palato (céu da boca), adquirindo formato de concha;
• Prejuízo à arcada dentária e ao posicionamento adequado da dentição.
É comum pais chegarem no consultório indicando que seu filho vive irritado, dorme mal e tem dificuldade para falar. Além da piora na qualidade de vida dos pequenos, crianças com hipertrofia de adenoide que não são tratadas podem apresentar problemas quando adultos.
Por isso, conduzo todas as avaliações necessárias para confirmar e tratar o quadro de hipertrofia da adenoide, bem como a adenoidite (processo inflamatório).
Adenoidite A adenoidite – inflamação crônica da adenoide – faz com que a criança sofra com quadros de catarro e até tosse. Essa é, aliás, uma reclamação frequente dos pais, que afirmam que a criança só fica bem quando toma antibióticos. Assim que o remédio é suspenso, os sintomas voltam.
A avaliação da adenoidite pode ser feita tanto por meio de exames como raio-X ou endoscopia nasal. Esse diagnóstico pode ser feito no consultório ou em laboratório, a depender do caso.
Tratamentos A descoberta da hipertrofia de adenoide em crianças é acompanhada na maioria das vezas pela necessidade da cirurgia, fazendo com que a Adenoidectomia – nome dado a cirurgia – seja um dos procedimentos mais comuns em crianças.
Quando do conhecimento da indicação cirúrgica, os pais ficam preocupados com o mecanismo de defesa da criança. Ressalto que existem estudos científicos que apontam que a remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo a criança.
Em geral, no mesmo procedimento cirúrgico, também removo as amígdalas.
Saiba mais sobre a cirurgia da adenoide em criança.
Ao buscar um especialista em adenoide, considere profissionais com experiência nessa área e formação voltada ao seu tratamento. Dra. Milene Bissoli tem vasto conhecimento dos problemas da adenoide e pode indicar a melhor abordagem. Marque já uma consulta nos bairros de Higienópolis ou Perdizes, em São Paulo.