A Septoplastia, cirurgia de Desvio de Septo em São Paulo, é indicada a pessoa com obstrução nasal persistente relacionada de alguma forma com o desvio do septo. A otorrino particular Dra Milene Bissoli explica que a maior parte das pessoas tem algum grau de desvio de septo, mas nem sempre isso é a causa da dificuldade de respiração. Inclusive, muitas pessoas com desvio septal não apresentam nenhum tipo de sintoma.
Depois de uma investigação detalhada do otorrinolaringologista, evidenciando realmente uma correlação entre o desvio do septo e a dificuldade de respirar, a cirurgia é indicada. Também se realiza a Septoplastia em conjunto com cirurgias para sinusite, remoção de pólipos nasais e até na rinoplastia estética.
Cirurgia de desvio de septo deixa cicatriz?
A Dra Milene explica que a cirurgia de Desvio de Septo isolada, não deixa cicatriz e nem altera o formato do nariz.
Crianças podem fazer a cirurgia de desvio de septo?
A Septoplastia em crianças é realizada somente em situações muito específicas, geralmente após fratura nasal. Antigamente existia o mito que qualquer manipulação cirúrgica no septo da criança poderia levar a alterações no crescimento da cartilagem septal.
Hoje em dia, há técnicas descritas para realizar a Septoplastia com segurança nesta faixa etária, caso seja realmente necessário.
O desvio de septo pode voltar após a septoplastia?
Sim e não. A otorrino particular ressalta que na septoplastia retira-se a porção desviada do septo nasal que é visualizada durante a cirurgia, e essa porção não “volta”. Porém, em nenhuma cirurgia pode-se garantir um resultado 100% satisfatório.
Os fatores que levam a um septo nasal desviado no exame físico ou em exames diagnósticos como a endoscopia nasal e a tomografia computadorizada podem continuar presentes no pós-operatório. Não é possível remover todo o septo nasal na cirurgia, pois poderia levar a um desabamento do nariz, o que certamente não é o objetivo da cirurgia de desvio de septo em São Paulo.
A cartilagem septal pode apresentar o que se chama de “memória” e continuar com uma porção desviada que ainda pode levar a obstrução nasal em alguns pacientes, por exemplo. É sempre importante discutir com o paciente as taxas de insucesso cirúrgico antes de optar por realizar uma cirurgia de desvio de septo.
Ainda assim, a Septoplastia em São Paulo é uma das cirurgias com menor taxa de cirurgia revisional no consultório do otorrinolaringologista na capital e a maioria dos pacientes fica satisfeita com o resultado.