Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
Esse tema é muito frequente no consultório e eu percebo que ainda há muitas dúvidas a serem esclarecidas quando o tema é otite. Claro que, em se tratando de um assunto tão frequente, é muito difícil esgotar todas as dúvidas em pouco tempo e, acreditem, esse é um tópico que gera muitas dúvidas também entre os médicos: as conferências sobre otite estão sempre lotadas nos congressos!
E para introduzir o tema, inicio com um vídeo explicando um pouco da anatomia da orelha utilizando um modelo anatômico.
Otite Média Aguda
Uma das infecções mais comuns da infância. Noventa por cento das crianças terão ao menos um episódio de otite até o o quinto ano de vida!
As otites médias agudas, especialmente nas crianças, aparecem muitas vezes após ou durante um quadro de gripe ou de resfriado. Além disso, causam muito desconforto, febre, dor, irritabilidade… O tratamento adequado vai depender de vários fatores – e nem sempre é necessário usar antibiótico, por exemplo.
Otites de Repetição
Apesar de a otite ser uma das infecções mais frequentes na infância, sua repetição constante não pode ser considerada normal. As crianças que apresentam otites de repetição vezes estão sob risco de ter seu desenvolvimento prejudicado – durante um episódio de otite é esperado acontecer uma perda transitória da audição. Se isso acontece diversas vezes, é necessário realizar um acompanhamento especializado para evitar dificuldades futuras.
Há alguns fatores que influenciam na predisposição individual para as otites de repetição, entre eles os quadros de gripe e resfriados, características genéticas e anatômicas. No vídeo, comento um pouco sobre os principais deles e sua relação com os episódios de otite.
Otite média serosa
No vídeo do meu canal do YouTube explico essa situação, um pouco menos conhecida. Essa é uma causa importante de perda auditiva na infância e pode ser diagnosticada pelo exame físico associado a um exame chamado timpanometria.
Nos casos de otite média com efusão, geralmente a criança não apresenta nenhum sintoma muito evidente – às vezes a família pode achar que a criança é desatenta, ou “só escuta quando quer”. Na verdade, muitas vezes essa criança tem uma audição que flutua muito, por conta do acúmulo de catarro atrás do tímpano e sua “desatenção” nada mais é que uma perda auditiva transitória. Crianças com atraso na aquisição da fala, por exemplo, precisam ter suas orelhas examinadas e sua audição minuciosamente avaliada para descartar essa doença cujo tratamento é relativamente simples e direto.
Exames complementares
Cada paciente com quadro de otites é único, e, portanto, a necessidade de solicitar exames complementares deve sempre ser individualizada. Entretanto, de maneira geral, a maioria das crianças com otites de repetição ou com otite serosa, se beneficia de uma avaliação auditiva e de uma avaliação da adenoide. No vídeo, comento sobre os principais exames utilizados para realizar essa avaliação.
Tratamento
O tratamento utilizado para os casos de otites de repetição e otite serosa é a colocação do tubo de ventilação?
Considerações
Nem toda dor de ouvido é otite, nem toda otite é otite média. No último vídeo da série sobre otites, minhas considerações finais da série Desmistificando as Otites.