Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
Pré operatório da criança em cirurgia de pequeno porte – entra cirurgia do otorrinolaringologista – pela Academia Americana de Anestesia, não precisamos pedir nada para uma criança saudável. Não precisamos de exame de sangue, de avaliação cardiológica ou pulmonar. Na verdade, o otorrino pensa, principalmente, em distúrbios de coagulação. Isso, óbvio, falando para crianças saudáveis, aquelas crianças que não têm nenhum problema de saúde, tirando motivo pelo qual elas serão operadas.
Pensamos em sangramento, o principal indicativo de que a criança pode ter distúrbio da coagulação. E como se descobre? Na história clínica, conversando com a família para saber se a criança tem algum sinal de distúrbio de coagulação. O que seria isso? Por exemplo, cortou a boca, caiu e o dente sangrou muito. Cada vez que se machuca, formam hematomas muito grandes. Então, são coisas que conversando, conseguimos fazer essa triagem.
Em relação a anestesia, as pessoas perguntam se tem como saber se a criança terá alergia a anestesia? Alergia a anestesia é uma coisa muito rara e não se tem testes padronizados que sejam confiáveis para fazer antes do pré operatório.
Então, o mais importante é ter uma boa consulta, uma boa conversa com o com o otorrino cirurgião, para esclarecer se há necessidade, no caso do seu filho, do exame pré operatório ou não.