Banner blog
Lavar o nariz com soro é uma das recomendações mais frequentes no dia a dia do consultório. Mas muitas pessoas ainda têm várias dúvidas de como fazer a lavagem do nariz com soro, principalmente porque há diversos dispositivos à venda para “facilitar” esse processo.

Entretanto, no caso da lavagem nasal, o mais simples e barato acaba sendo o melhor negócio. Explico porque: os cientistas não têm ainda um consenso sobre qual método é o melhor, mas eles sabem, com certeza, que para uma boa lavagem nasal é necessário muito volume de soro em baixa pressão. E como obter isso?

Bom, eu costumo recomendar que a lavagem seja feita sempre com uma seringa grande (20 mL), ao menos duas vezes ao dia como prevenção. Claro que algumas situações específicas vão implicar em necessidade de um maior volume ou de uma maior frequência, mas como regra geral ela cabe muito bem. Muitos pacientes perguntam se não podem usar aqueles sprays para fazer a lavagem e eu sempre respondo que não é a mesma coisa. E para provar que não é mesmo a mesma coisa, resolvi gravar um vídeo comparando a seringa com o spray. O resultado?



No vídeo, uso uma folha de papel absorvente para comparar a diferença entre a administração do soro através do spray e da seringa. Fica bem nítida a diferença. Esse é um experimento muito simples de ser reproduzido em casa, comparando qualquer método: seringa, spray, jato contínuo, conta gotas… Essa diferença é sentida na prática quando lavamos o nariz. O tempo seco, uso de ar condicionado, aquecedor e a própria poluição acabam sobrecarregando nosso sistema mucociliar, responsável pela “autolimpeza” do nariz e seios paranasais. Mesmo quem não tem nenhum problema nasal se beneficia da higiene nasal no dia a dia. Não toma muito tempo e faz bastante diferença na nossa qualidade de vida!
Milene Bissoli
OTORRINO PARTICULAR
Dra. Milene
Bissoli
 
Otorrino particular em São Paulo com atendimento personalizado, em moderna clínica no bairro de Perdizes e Higienópolis.
  • Graduação, Especialização e Doutorado em Otorrinolaringologia pela USP
  • Membro da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica
  • Otorrinolaringologista da equipe de urgência e internação do Hospital Infantil Sabará
  • Pesquisadora do “Centre for Stem Cell Biology” da Universidade de Sheffield, Reino Unido
  • Estágio no "Eye and Ear Hospital", Boston, EUA
  • Albert Einstein
  • Hospital Sabará
  • Hospital Sírio Libanês
  • Hospital Samaritano
  • IAPO
  • Aborl
  • Abope
ATENDIMENTO EM HIGIENÓPOLIS
 
Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
ATENDIMENTO EM PERDIZES
 
Dados contato mapa
Tatiana Assunção
Tatiana Assunção
05/09/2023
Dra Milene é uma profissional humana, competente e atenciosa; explicou as possibilidades de tratamento de forma clara e tranquila. Ela é a otorrino de toda a minha família. Além disso, a clínica é confortável e as pessoas da recepção são muito educadas. Recomendo!
Isabel cristina souza
Isabel cristina souza
31/08/2023
Ótima experiência a dra. Milene é atenciosa, competente e ética!
Virginia Camargo
Virginia Camargo
21/08/2023
Excelente clínica, ambiente muito agradável e confortante, as recepcionistas são ótimas, muito gentis e prestativas. Dra. Milene tem me dado um suporte maravilhoso, médica muito profissional e humanizada além de ser clara e objetiva em todas as informações e procedimentos prestados. Senti muita segurança e confiança em meu tratamento que ainda segue em continuidade!
Paulo Tostes
Paulo Tostes
10/08/2023
Excelente
Nani Negrelli
Nani Negrelli
07/08/2023
Atendimento excelente e diferenciado! Raridade nos dias de hoje, uma médica que sabe ouvir as queixas do paciente e da família!
Melissa Toro Alvarez
Melissa Toro Alvarez
18/07/2023
Profissional ótima. Muito paciente, amable e dedicada. Eu a minha filha ficamos muito satisfeitas com tudo.
Edu Yamamoto
Edu Yamamoto
16/06/2023
Excelente! Atenciosa, paciente, simpática, atualizada, sábia em ótimos espaços e infra.
Solicite o reembolso