Banner blog
Neste primeiro post voltando das férias, gostaria de compartilhar meu vídeo sobre gripes e resfriados. No outono, se inicia o pico de incidência das doenças respiratórias e muitas pessoas ficam com várias dúvidas de como se prevenir e de como dar os primeiros passos no tratamento dessas doenças.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que na maioria dos casos essas doenças são de origem viral e são auto-limitadas, ou seja, na maioria das vezes, para pessoas saudáveis, o tratamento será realizado com o objetivo de aliviar os sintomas até o corpo conseguir dar conta e eliminar a infecção por si só. Pessoas que têm o sistema imunológico mais frágil – por exemplo crianças pequenas e idosos – ou que tenham alguma doença que acarrete diminuição da imunidade (tumores, imunodeficiências, diabetes, uso de determinados medicamentos) são consideradas de risco para complicações graves de gripes e resfriados e por esse motivo precisam de avaliação especializada mais precocemente.

Essas são as mesmas pessoas contempladas pela vacina da gripe na rede pública de saúde, não à toa. De uma maneira geral, para alívio dos sintomas dos resfriados é recomendado utilizar analgésicos comuns que a pessoa já esteja habituada a usar, lavar o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao dia, aumentar a ingestão de líquidos e se alimentar adequadamente. As gripes geralmente se apresentam com os sintomas mais intensos, febre mais alta, prostração, dores musculares e de cabeça. Os resfriados costumam ter os sintomas mais restritos ao nariz e à garganta, geralmente sem febre ou com febre baixa, e costumam durar menos tempo que as gripes.

Sempre gosto de lembrar que crianças pequenas que frequentam escola ou creche podem apresentar de 8 a 14 infecções respiratórias por ano, geralmente condensadas nesse período de outono e inverno: aquela sensação de muitos pais de que a criança está constantemente doente, mal sai de um resfriado e já entra em outro, está justificada e, de uma certa forma, faz parte do desenvolvimento imunológico (desde que essas infecções não repercutam nas curvas de crescimento da criança – sempre acompanhem com o pediatra!).

Além dessas informações, durante o vídeo dou dicas de como prevenir essas infecções e comento também sobre o mito da cor do catarro: catarro verde significa piora do quadro? Precisa de antibiótico? – mas essa resposta vou deixar para vocês conferirem na gravação 😉

https://youtu.be/QE5x-bnQyJs
Milene Bissoli
OTORRINO PARTICULAR
Dra. Milene
Bissoli
 
Otorrino particular em São Paulo com atendimento personalizado, em moderna clínica no bairro de Perdizes e Higienópolis.
  • Graduação, Especialização e Doutorado em Otorrinolaringologia pela USP
  • Membro da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica
  • Otorrinolaringologista da equipe de urgência e internação do Hospital Infantil Sabará
  • Pesquisadora do “Centre for Stem Cell Biology” da Universidade de Sheffield, Reino Unido
  • Estágio no "Eye and Ear Hospital", Boston, EUA
  • Albert Einstein
  • Hospital Sabará
  • Hospital Sírio Libanês
  • Hospital Samaritano
  • IAPO
  • Aborl
  • Abope
ATENDIMENTO EM HIGIENÓPOLIS
 
Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
ATENDIMENTO EM PERDIZES
 
Dados contato mapa
Tatiana Assunção
Tatiana Assunção
05/09/2023
Dra Milene é uma profissional humana, competente e atenciosa; explicou as possibilidades de tratamento de forma clara e tranquila. Ela é a otorrino de toda a minha família. Além disso, a clínica é confortável e as pessoas da recepção são muito educadas. Recomendo!
Isabel cristina souza
Isabel cristina souza
31/08/2023
Ótima experiência a dra. Milene é atenciosa, competente e ética!
Virginia Camargo
Virginia Camargo
21/08/2023
Excelente clínica, ambiente muito agradável e confortante, as recepcionistas são ótimas, muito gentis e prestativas. Dra. Milene tem me dado um suporte maravilhoso, médica muito profissional e humanizada além de ser clara e objetiva em todas as informações e procedimentos prestados. Senti muita segurança e confiança em meu tratamento que ainda segue em continuidade!
Paulo Tostes
Paulo Tostes
10/08/2023
Excelente
Nani Negrelli
Nani Negrelli
07/08/2023
Atendimento excelente e diferenciado! Raridade nos dias de hoje, uma médica que sabe ouvir as queixas do paciente e da família!
Melissa Toro Alvarez
Melissa Toro Alvarez
18/07/2023
Profissional ótima. Muito paciente, amable e dedicada. Eu a minha filha ficamos muito satisfeitas com tudo.
Edu Yamamoto
Edu Yamamoto
16/06/2023
Excelente! Atenciosa, paciente, simpática, atualizada, sábia em ótimos espaços e infra.
Solicite o reembolso