Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
Para responder a essas questões, gravei um novo vídeo, no qual utilizo um modelo anatômico de laringe para explicar o porque os engasgos podem levar a uma grande tragédia em determinadas situações.
A função da laringe não é falar, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. A laringe é o órgão responsável por proteger nossa via aérea, nossos pulmões, da entrada de alimentos, secreções e corpos estranhos no geral. A função da fala é uma adaptação da laringe. Mas como a laringe consegue manter nossa via aérea protegida? Durante a respiração, a laringe se abre para o ar passar, essa é sua posição de “repouso”. Quando vamos engolir um alimento ou mesmo nossa própria saliva, a laringe se eleva e se fecha, as pregas vocais se aproximam, a epiglote funciona como uma “tampa”e o alimento praticamente “escorrega” para o esôfago e de lá para o estômago. Mas o que são os engasgos? Engasgos são incoordenações da deglutição fazendo com que o alimento ou escorregue para o lugar errado ou fique preso em algum lugar que não deveria.
Pois bem, crianças pequenas, que ainda estão aprendendo a se alimentar sozinhas, têm um risco maior de apresentar alguma incoordenação nesses movimentos. Até aí, tudo bem, pois temos um poderoso reflexo, que é o reflexo da tosse, para corrigir eventuais erros de trajetória (esses são os engasgos mais comum, e não têm repercussão nenhuma). Entretanto, alguns alimentos por conta de determinadas características, podem ficar “presos” na região das pregas vocais. Se esses alimentos sofrerem uma impactação numa posição específica…. mesmo com o reflexo da tosse e com manobras de ressuscitação, o pior pode acontecer 🙁
Felizmente, as tragédias são RARÍSSIMAS. Entretanto, elas podem ser prevenidas. Como? Bom, alguns alimentos não devem ser oferecidos para crianças pequenas (a idade exata varia um pouco entre os estudiosos, mas com certeza não antes dos 3 anos – algumas pessoas dizem não antes dos 5 anos), como por exemplo amendoim, castanhas, nozes. Outros alimentos, devem ser cortados na longitudinal – caso da uva e do ovo de cordona.
Quer saber mais? Assista ao vídeo: https://youtu.be/DOeu9pF0jdU