Banner blog
Já se perguntou se pode ou não oferecer determinado alimento para seu filho? Pode uva, ovo de codorna, morango? Tem algum risco sério? Os engasgos podem ser perigosos?

Para responder a essas questões, gravei um novo vídeo, no qual utilizo um modelo anatômico de laringe para explicar o porque os engasgos podem levar a uma grande tragédia em determinadas situações.

A função da laringe não é falar, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. A laringe é o órgão responsável por proteger nossa via aérea, nossos pulmões, da entrada de alimentos, secreções e corpos estranhos no geral. A função da fala é uma adaptação da laringe. Mas como a laringe consegue manter nossa via aérea protegida? Durante a respiração, a laringe se abre para o ar passar, essa é sua posição de “repouso”. Quando vamos engolir um alimento ou mesmo nossa própria saliva, a laringe se eleva e se fecha, as pregas vocais se aproximam, a epiglote funciona como uma “tampa”e o alimento praticamente “escorrega” para o esôfago e de lá para o estômago. Mas o que são os engasgos? Engasgos são incoordenações da deglutição fazendo com que o alimento ou escorregue para o lugar errado ou fique preso em algum lugar que não deveria.

Pois bem, crianças pequenas, que ainda estão aprendendo a se alimentar sozinhas, têm um risco maior de apresentar alguma incoordenação nesses movimentos. Até aí, tudo bem, pois temos um poderoso reflexo, que é o reflexo da tosse, para corrigir eventuais erros de trajetória (esses são os engasgos mais comum, e não têm repercussão nenhuma). Entretanto, alguns alimentos por conta de determinadas características, podem ficar “presos” na região das pregas vocais. Se esses alimentos sofrerem uma impactação numa posição específica…. mesmo com o reflexo da tosse e com manobras de ressuscitação, o pior pode acontecer 🙁

Felizmente, as tragédias são RARÍSSIMAS. Entretanto, elas podem ser prevenidas. Como? Bom, alguns alimentos não devem ser oferecidos para crianças pequenas (a idade exata varia um pouco entre os estudiosos, mas com certeza não antes dos 3 anos – algumas pessoas dizem não antes dos 5 anos), como por exemplo amendoim, castanhas, nozes. Outros alimentos, devem ser cortados na longitudinal – caso da uva e do ovo de cordona.

Quer saber mais? Assista ao vídeo: https://youtu.be/DOeu9pF0jdU
Milene Bissoli
OTORRINO PARTICULAR
Dra. Milene
Bissoli
 
Otorrino particular em São Paulo com atendimento personalizado, em moderna clínica no bairro de Perdizes e Higienópolis.
  • Graduação, Especialização e Doutorado em Otorrinolaringologia pela USP
  • Membro da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica
  • Otorrinolaringologista da equipe de urgência e internação do Hospital Infantil Sabará
  • Pesquisadora do “Centre for Stem Cell Biology” da Universidade de Sheffield, Reino Unido
  • Estágio no "Eye and Ear Hospital", Boston, EUA
  • Albert Einstein
  • Hospital Sabará
  • Hospital Sírio Libanês
  • Hospital Samaritano
  • IAPO
  • Aborl
  • Abope
ATENDIMENTO EM HIGIENÓPOLIS
 
Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
ATENDIMENTO EM PERDIZES
 
Dados contato mapa
Tatiana Assunção
Tatiana Assunção
05/09/2023
Dra Milene é uma profissional humana, competente e atenciosa; explicou as possibilidades de tratamento de forma clara e tranquila. Ela é a otorrino de toda a minha família. Além disso, a clínica é confortável e as pessoas da recepção são muito educadas. Recomendo!
Isabel cristina souza
Isabel cristina souza
31/08/2023
Ótima experiência a dra. Milene é atenciosa, competente e ética!
Virginia Camargo
Virginia Camargo
21/08/2023
Excelente clínica, ambiente muito agradável e confortante, as recepcionistas são ótimas, muito gentis e prestativas. Dra. Milene tem me dado um suporte maravilhoso, médica muito profissional e humanizada além de ser clara e objetiva em todas as informações e procedimentos prestados. Senti muita segurança e confiança em meu tratamento que ainda segue em continuidade!
Paulo Tostes
Paulo Tostes
10/08/2023
Excelente
Nani Negrelli
Nani Negrelli
07/08/2023
Atendimento excelente e diferenciado! Raridade nos dias de hoje, uma médica que sabe ouvir as queixas do paciente e da família!
Melissa Toro Alvarez
Melissa Toro Alvarez
18/07/2023
Profissional ótima. Muito paciente, amable e dedicada. Eu a minha filha ficamos muito satisfeitas com tudo.
Edu Yamamoto
Edu Yamamoto
16/06/2023
Excelente! Atenciosa, paciente, simpática, atualizada, sábia em ótimos espaços e infra.
Solicite o reembolso