Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
Quero compartilhar com vocês as informações mais recentes sobre testagem, sintomas e o que fazer com as crianças na volta às aulas.
Na volta às aulas aumentarão os casos de crianças com sintomas respiratórios. No ano passado, teve uma redução dramática dos quadros de resfriados e nariz entupido, mas nós, otorrinos, esperamos que esse ano voltem os casos, não tanto, porque as medidas que usamos para prevenir as infecções pela Covid-19, também são eficazes para prevenir outros vírus. Mas não é de deixar ninguém espantado se as crianças voltarem a ter nariz escorrendo e as crises de espirros.
E aí o que fazer? Se a criança teve algum sintoma respiratório, ela não deve ir a escola. Se tiver condições de testar seu filho, é importante que ele seja testado, porquê? Se essa criança tiver infecção pelo Coronavírus, ela não poderá ir à escola nos próximos 10 dias. Mas se ela não tiver infeção pelo Coronavírus, ela pode voltar para escola, assim que melhorar.
O teste RT-PCR garante esse tempo de isolamento, e mais, se qualquer membro da família que more na mesma casa tenha um sintoma respiratório, precisa ser testado também. Se o teste vier positivo, a pessoa que testou positivo, precisa ficar 10 dias em isolamento, e os demais da família precisam passar 14 dias em isolamento.
Por que isso? Porque existe um período de incubação. Nós, médicos, só vamos liberar os contactados depois dos 14 dias. Por isso é muito importante fazer o teste RT-PCR. Essas são as orientações mais atualizadas para Crianças na volta às aulas.
Veja também o vídeo sobre as Máscaras na volta às aulas das crianças.