Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
A Adenoidectomia por Coblation tem a vantagem de apresentar menor sangramento durante a cirurgia em comparação aos métodos tradicionais, pois o aparelho vaporiza os tecidos, promovendo a remoção e a cauterização simultâneas.
Na cirurgia de Amígdala, o Coblation pode ser utilizado dentro da abordagem convencional da Amigdalectomia extracapsular, onde se remove o tecido amigdaliano como um todo a partir de uma incisão no palato mole ou utilizado para realizar uma abordagem mais moderna, a Amigdalectomia intracapsular. A Amigdalectomia intracapsular é realizada partindo do mesmo princípio da Adenoidectomia: a amígdala, ao invés de ser removida por inteiro, é vaporizada, sem a necessidade de corte no palato e com a menor taxa possível de lesão das estruturas ao redor da amígdala, proporcionando menor sangramento e menos dor no pós-operatório.
Na opinião da otorrino particular Dra Milene Bissoli, o uso do Coblation para a Amigdalectomia intracapsular pode ser um divisor de águas no pós-operatório dessa cirurgia, mas o procedimento ainda não é coberto pela maioria dos planos de saúde, então o paciente precisaria arcar com os custos do material.