especialista em labirintite
interpreta se ele teve uma crise de tontura.No decorrer da vida podemos ter crises de tontura por inflamações virais no nervo vestibular que leva informações do labirinto ao cérebro e doenças metabólicas – diabetes e tireóide -, isso pode levar a ter uma crise de tontura.
Assista a entrevista da otorrinolaringologista Milene Bissoli no Jornal SCnoAr, do Estado de Santa Catarina.
Como identificar a causa da labirintite?
Existe um exame que é feito no consultório do otorrino para determinar o tipo de tontura. Além deste, é pedido o exame de laboratório e exame de sangue, para identificar qual a causa da tontura. Para crianças, geralmente não precisa fazer exames complexos.
Labirintite tem cura?
Depende muito da causa. Se tiver tontura por saída de cristais do ouvido, tem cura por uma manobra que é feita pelo otorrino. Se a tontura for por conta de problemas metabólicos, precisa controlar esses problemas para ter controle da tontura. É necessário ter um acompanhamento, porque as causas são muitas.
Para crianças, elas vão se referir como um mal estar ou dor de cabeça, então precisa ter atenção. Depende da faixa etária da criança, ela muda o padrão de brincadeira começa a ficar mais quieta. A criança que sempre gostou de jogos eletrônicos, começa a não querer.
As crises são muito variáveis, podem ser muito intensas e o cérebro precisa se acostumar com o “novo normal”. Você tem uma crise de tontura aguda, o cérebro compensa, mas pode demorar até uma semana.
A pessoa que tem a labirintite de uma maneira geral, vai se beneficiar pot reduzir açúcar e estimulantes. Por exemplo, cafeínas e chocolates. A cafeína é um estimulante poderoso para o sistema nervoso central, então se você tem tontura, o melhor é você reduzir até ter um diagnóstico da causa da tontura.
Agende sua consulta com a especialista em labirintite, Milene Bissoli, no bairro de Perdizes ou Higienópolis, em São Paulo.