Crianças em fase de desenvolvimento da fala fora da escola e sem o convívio com outras pessoas, fizeram com que os casos do atraso de Atraso na Fala Infantil aumentassem na pandemia. Esta é uma constatação da otorrino particular, Dra Milene Bissoli, que atende nos bairros de Perdizes e Higienópolis, em São Paulo.
A especialista ressalta que é muito importante avaliar os padrões estabelecidos para cada faixa etária e na dúvida, é necessário realizar uma avaliação auditiva, para constatar se o
Atraso na Fala Infantil
é por conta da falta de estímulos.A recomendação é conversar ao máximo de frente com a criança e fazer brincadeiras – proporcionar momentos de interação. Porque esse momento do desenvolvimento da fala é um período crítico, não se pode deixar passar.
Porque é tão importante este período de desenvolvimento da fala?
Nos três primeiros anos de vida o cérebro tem a plasticidade neuronal máxima, é o momento que é mais propício para o aprendizado. Conforme o tempo vai passando e os marcos do desenvolvimento vão se perdendo, não é que fica impossível, lógico que podemos aprender o resto da nossa vida, mas este período, é muito importante.
Quais são os marcos que os responsáveis devem se atentar no desenvolvimento da fala?
Com um ano, a criança tem que falar pelo menos duas palavras, com dezoito meses tem que falar três palavras e aos dois anos é muito importante que a criança seja capaz de formar uma frase simples. Exemplo: Quero água. Tem que falar alguma coisa que seja compreensível, se isso não acontece é um sinal de alerta.
Dra Milene Bissoli é especialista no Atraso na Fala Infantil. Agende sua consulta.