Banner
Qual a relação entre consumir alimentos ou bebidas geladas e o surgimento de dores de garganta. “Tomar sorvete ou bebida gelada dá dor de garganta?” é uma dúvida recorrente nas minhas redes sociais.

Para oferecer uma resposta simples: não, consumir algo gelado por si só não deveria causar dor de garganta. O ato de beber uma bebida gelada ou comer sorvete, em condições normais, não é suficiente para provocar uma dor de garganta ou uma infecção na área.

Entretanto, é comum ouvir relatos de pessoas que afirmam sentir dor de garganta após consumir algo muito gelado. É importante entender que a dor é um reflexo de proteção do corpo. Se uma pessoa exagera na ingestão de algo extremamente gelado, ela pode, de fato, sentir desconforto ou dor temporária na garganta. Isso ocorre porque o frio extremo pode causar um choque térmico nos tecidos da garganta, levando a uma sensação de dor.



Além disso, pessoas com certas predisposições, como aqueles que dormem de boca aberta ou têm dificuldade de respirar pelo nariz, podem ser mais suscetíveis. Nestes casos, a garganta já está sujeita a uma agressão crônica e a adição do frio pode exacerbar essa sensação, podendo até desencadear um processo inflamatório mais persistente.

No entanto, é crucial esclarecer que consumir bebidas ou alimentos gelados, por si só, não causa infecção na garganta, como uma faringite. A faringite é uma inflamação da faringe, que é a parte posterior da garganta situada entre as amígdalas e a laringe. Esta condição pode causar desconforto, dor e irritação na área afetada. Existem dois tipos principais de faringite:

Faringite Viral: É a forma mais comum de faringite e é frequentemente causada por vírus que também causam o resfriado comum ou a gripe. Os sintomas podem incluir dor de garganta, tosse, espirros, nariz entupido ou escorrendo, febre baixa, e mal-estar geral. O tratamento geralmente é focado no alívio dos sintomas, pois a maioria das infecções virais se resolve por conta própria.

Faringite Bacteriana: Menos comum que a viral, a faringite bacteriana pode ser causada por vários tipos de bactérias, sendo a mais conhecida a Streptococcus pyogenes, responsável pela faringite estreptocócica. Os sintomas podem incluir dor de garganta intensa, febre alta, amígdalas inchadas e vermelhas, às vezes com manchas brancas ou pus, e gânglios linfáticos inchados no pescoço. A faringite bacteriana requer tratamento com antibióticos para eliminar a infecção e prevenir complicações.

Além dessas causas, a faringite também pode ser desencadeada por outros fatores, como alergias, irritantes ambientais (como fumaça ou poluição), refluxo gastroesofágico ou tensão muscular (faringite crônica).

Portanto, a resposta simples é que, em circunstâncias normais, consumir algo gelado não causará infecção na garganta. Mas, como sempre, é importante estar atento às reações do próprio corpo e às condições pré-existentes que podem tornar a garganta mais sensível.
Milene Bissoli
OTORRINO PARTICULAR
Dra. Milene
Bissoli
 
Otorrino particular em São Paulo com atendimento personalizado, em moderna clínica no bairro de Perdizes e Higienópolis.
  • Graduação, Especialização e Doutorado em Otorrinolaringologia pela USP
  • Membro da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica
  • Otorrinolaringologista da equipe de urgência e internação do Hospital Infantil Sabará
  • Pesquisadora do “Centre for Stem Cell Biology” da Universidade de Sheffield, Reino Unido
  • Estágio no "Eye and Ear Hospital", Boston, EUA
  • Albert Einstein
  • Hospital Sabará
  • Hospital Sírio Libanês
  • Hospital Samaritano
  • IAPO
  • Aborl
  • Abope
ATENDIMENTO EM HIGIENÓPOLIS
 
Rua Ceará, 144, Higienópolis, SP
(11) 2244-4499 / (11) 99773-5200
falecom@dramileneotorrino.com
ATENDIMENTO EM PERDIZES
 
Dados contato mapa
Tatiana Assunção
Tatiana Assunção
05/09/2023
Dra Milene é uma profissional humana, competente e atenciosa; explicou as possibilidades de tratamento de forma clara e tranquila. Ela é a otorrino de toda a minha família. Além disso, a clínica é confortável e as pessoas da recepção são muito educadas. Recomendo!
Isabel cristina souza
Isabel cristina souza
31/08/2023
Ótima experiência a dra. Milene é atenciosa, competente e ética!
Virginia Camargo
Virginia Camargo
21/08/2023
Excelente clínica, ambiente muito agradável e confortante, as recepcionistas são ótimas, muito gentis e prestativas. Dra. Milene tem me dado um suporte maravilhoso, médica muito profissional e humanizada além de ser clara e objetiva em todas as informações e procedimentos prestados. Senti muita segurança e confiança em meu tratamento que ainda segue em continuidade!
Paulo Tostes
Paulo Tostes
10/08/2023
Excelente
Nani Negrelli
Nani Negrelli
07/08/2023
Atendimento excelente e diferenciado! Raridade nos dias de hoje, uma médica que sabe ouvir as queixas do paciente e da família!
Melissa Toro Alvarez
Melissa Toro Alvarez
18/07/2023
Profissional ótima. Muito paciente, amable e dedicada. Eu a minha filha ficamos muito satisfeitas com tudo.
Edu Yamamoto
Edu Yamamoto
16/06/2023
Excelente! Atenciosa, paciente, simpática, atualizada, sábia em ótimos espaços e infra.
Solicite o reembolso