A Surdez Súbita é uma entidade rara, mas que existe. Frequentemente recebo pacientes que relatam que não sabiam que isso poderia acontecer, de perder a audição de uma hora para outra. Infelizmente você ter uma perda súbita de audição por uma alteração na cóclea ou uma alteração no nervo auditivo.
A Surdez Súbita pode ser, Unilateral ou Bilateral, quer dizer, você pode ter uma surdez súbita em um ouvido só ou pode ter uma surdez súbita nos dois ouvidos. Quando isso acontece, é uma situação bem dramática.
Sempre que tiver uma perda súbita de audição é necessário procurar imediatamente um Otorrino particular.
A causa mais frequente de perda súbita de audição, clinicamente falando, é a cera ou otite; mas a surdez é uma entidade que precisa ser tratada rapidamente. Geralmente, o otorrinolaringologista faz um tratamento para diminuir a inflamação de acordo com o quadro cínico do paciente, podendo associar a outras medicações, mas o tratamento precoce é o que faz mais diferença no prognóstico do paciente diagnosticado com surdez súbita.
Se você tem uma perda súbita de audição, deve procurar um otorrino hoje ou amanhã. O quanto antes entrar com o medicamento, maior é a chance de recuperar sua audição.
Tratamento da Surdez Súbita
O tratamento precoce, que pela audiometria conseguimos confirmar que é uma alteração ou da cóclea ou do nervo auditivo, geralmente é feito com medicamento oral. A prescrição precisa ser exata, para não ter efeito colateral e para ter o efeito desejado. Caso o medicamento por via oral não consiga resolver o problema da surdez súbita, existe a possibilidade de se fazer o tratamento com injeção do medicamento diretamente através do tímpano para tentar recuperar essa audição.
É muito importante, a pessoa que foi dormir e acordou sem escutar direito, agendar uma consulta com o otorrino, porque o tratamento precoce faz toda a diferença.